terça-feira, 14 de junho de 2011

Receita de Junho - Bolo Peteleco

Oi gente!!

Não sei se vocês perceberam, mas nosso Blog está mais incrementado e com links de vários sites e blogs importantes sobre  Doença Celíaca. É importante compartilhar estes endereços, pois são nossa fonte de informação e pesquisa sobre Doença Celíaca. Se estiver faltando algum site ou blog que ainda não foi incluído, me avisem que eu coloco na lista.

Bom, eu tô me propondo a sempre que der colocar alguma receita sem glúten, pelo menos uma por mês para compartilhar com vocês. Quem quiser, pode me mandar uma receita com foto que eu publico aqui no blog, com os devidos créditos. 

A receita de hoje é a mais fácil, simples e conhecida de todas. Faço essa receita há 10 anos e não me lembro de uma vez que não tenha dado certo. Eu não sou expert na cozinha, mas um bolo de liquidificador não tem desculpas né? Então, esse bolo é o conhecido Bolo Peteleco que dá pra fazer mil e uma variações com ele. Como a receita original vai leite e eu sou intolerante a lactose vou colocar aqui exatamente como faço. Esse bolo tem recebido muitos elogios nas reuniões da ACELBRA-CE. Ninguém acredita que é um bolo sem glúten por ele ser tão fofinho. Vamos deixar de conversar e ir ao que interessa.

Bolo Peteleco

3 ovos
2 xíc. de creme (ou farinha) de arroz (Eu uso o Creme de Arroz da Yoki)
1/2 xíc. de óleo
2 xic. de açúcar
1 xíc. de suco concentrado (abacaxi, maracujá, laranja, etc) (Jandáia, Maguary, etc)
1 colher (sopa) de fermento em pó

 

Colocar os ingredientes na ordem da receita. Bater todos os ingredientes no liquidificador, despejar o conteúdo em uma forma previamente untada e enfarinhada. Levar ao forno pré-aquecido. Deixar o bolo assar até dourar, cerca de 25 - 30 minutos. Uma dica importante é medir a quantidade de creme de arroz se for da Yoki. Uma caixa nunca dá 2 xícaras cheias completas. Para o bolo não ficar excessivamente doce coloco a quantidade de açúcar a mesma da quantidade do Creme de Arroz. Outra dica é bater todos os ingredientes sem o fermento. Depois que tiver batido bem acrescentar o fermento e bater rapidinho em velocidade baixa, para não comprometer o crescimento do bolo.


Bolo Peteleco de Abacaxi

Como resultado final, você terá um bolo assim. Bem douradinho, fofinho e delicioso!!! Esse bolo da foto foi feito hoje mesmo, mas ele fica macio assim por 4 ou 5 dias. Espero que gostem e testem essa receita que é SUPER prática e rápida!! Se fizerem diferente ou alguma variação conte pra gente nos comentários. Nesse bolo de abacaxi eu costumo colocar geléia de goiaba em cima na hora de comer, fica tudo de bom!!


Bom apetite!!

4 comentários:

RSG disse...

ah... mais um motivo para eu ir a Fortaleza !!! Que lindo !!!!

Elisa disse...

Muito legal o blog. bjs

Malu disse...

Oi!! Obrigada pelo link do meu blog aqui na página de vcs! O Malu Com Seus Botões...

Esse bolo peteleco deve ficar delicioso! Vou testar!!

BjO!

Sueli Magalhães disse...

Vou fazer. Deve ficar ótimo!

Postar um comentário