sábado, 9 de julho de 2011

Receita - Pão de Batata

 A receita de hoje é minha companheira de guerra. Sempre faço este pão aqui em casa e quando vou viajar é ele que vai na minha mala e dura a viagem todinha, dependendo dos dias que passo fora, até sobra, ou seja, não me deixa na mão!! Desde que descobri ser celíaca minha maior dificuldade foi acertar uma receita de pão, claro que isso acontece porque não sou muito habilidosa na cozinha. Então, essa receita dá certo com todo mundo. Em 2009 mandei essa receita pro blog Delishville Sem Glúten. Então aproveito as fotos que enviei na época para divulgar aqui para vocês.

Pão de Batata

 
• 10g de fermento biológico seco para pão (1 sachê)
• 1 colher de sopa de açúcar
• 1 copo americano de leite morno (eu uso Leite de soja Ades)
• 2 xícaras de creme de arroz (1 caixa)
• 2 xícaras de fécula de batata (1 caixa)
• 2 batatas grandes cozidas e amassadas
• 3 ovos
• 2 colheres de sopa de margarina
• 1 colher de sobremesa de sal



Modo de Preparo:
Misture o fermento ao açúcar e 1 xícara de creme de arroz. Deixe descansando 10 minutos. Numa tigela amasse bem a batata e vá colocando a margarina, o ovos e o resto do creme de arroz,  vá misturando o leite aos poucos, e acrescentando a fécula de batata. Misture bem com colher de plástico. Junte essa mistura, com a que estava descansando e vá acrescentando o leite de soja sempre que necessário. Nesta receita, acabo utilizando mais leite do que se pede. Isso vai variar de acordo com o tamanho do ovo também. Por último acrescente o sal e misture bem. 

Unte e polvilhe com creme de arroz uma forma de bolo inglês. Coloque a massa na forma e Deixe descansar de 10 a 15 minutos para o pão crescer. Asse em forno pré-aquecido até ficar dourado. Em média 30 minutos. Ele vai ficar com esta textura da foto. 



Este pão cresce bastante e fica muito macio. Depois de pronto sugiro que coloque um pouco de margarina em cima do pão quente para a casca não ficar endurecida. Sugiro não cortar o pão quente, é melhor esperar esfriar um pouco pra cortar, pois a textura fica melhor. Aqui em casa, o pão dura em média 4 dias, conservo na geladeira depois do segundo dia e esquento na torradeira toda vez que vou comer. Olha só como fica bonito torrado!!


E aí? Gostaram da receita? Ela é fácil, mas exige tempo livre pra fazê-la. Ultimamente ando muito ocupada e pouco tenho feito. Ando me aventurando numa receita de pão fácil  de liquidificador, ainda estou fazendo um teste para tentar melhorar ao máximo. Assim que tiver a receita adaptada venho aqui e divulgo com fotos e tudo mais. Vocês vão gostar! Enquanto isso testem essa receita, é sucesso garantido! Qualquer dúvida pode postar aqui nos comentários que eu respondo, ok??

0 comentários:

Postar um comentário